Luxação ocorre quando existe um deslocamento da cabeça do úmero da glenóide , seria de forma prática imaginarmos quando uma estrutura se desprende de algo que esteja encaixada. A articulação do ombro é considerada a articulação do corpo humano com maior mobilidade, e para que ele tenha esta maior mobilidade ela apresenta um menor bloqueio ósseo à prendendo, fazendo este serviço as estruturas ligamentares, cápsula articular e labrum. Quando o ombro luxa é porque ocorre uma ou mais do que uma lesão nestas estruturas(ósseas e/ou ligamentares e labral).
As luxações podem advir de um trauma as chamadas traumáticas e atraumáticas, decorrentes de alteração morfo-estrutural da articulação glenoumeral , como nos casos de frouxidão capsulo-ligamentar. E podem de acordo com sua direção serem anteriores, posteriores, superiores e inferiores, sendo que as anteriores respondem por mais de 95 % dos casos.
O diagnostico é clinico e radiológico com a radiografia, ressonância e artro-ressonância .
Tratamento inicial diante do quadro e a redução da articulação e no caso das luxações redicivantes o tratamento cirúrgico com a videoartroscopia ou cirurgia aberta dependendo de cada caso.