Dr. Lidio Toledo (1931 - 2011)
Dr. Lidio Toledo se formou em 1959 pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (UERJ). Buscou conhecimentos ortopédicos em vários locais, dentre eles no serviço de José Luiz Bado, em Montevidéu, e no serviço do prof. Watanabe, em Kioto, ocasião em que aprendeu a então moderna técnica artroscópica, trazendo ao Brasil o clássico “Watanabe 21”, sendo pioneiro desta técnica no Rio de Janeiro ainda nos anos 1980.
Foi o médico da Seleção Brasileira de Futebol em seis copas (1970, 1974, 1978, 1990, 1994,1998),destacando-se nos torneios de 1970 e 1994, quando foi campeão mundial. E ficou conhecido pelo trabalho no Botafogo e na Seleção Brasileira. Trabalhou praticamente durante toda a sua vida profissional no Hospital Municipal Miguel Couto. Lecionou nos cursos de Medicina e de Educação Física da UFRJ e PUC RIO.
Dedicou 40 anos ao departamento médico do Botafogo, seu time do coração. Lá, tratou e se tornou amigo de ídolos como Garrincha, Zagallo, Paulo César Caju, Manga e outros.
Com uma vida profissional intensamente dedicada ao esporte, deixou um verdadeiro acervo de taças, medalhas, diplomas, flâmulas, abrigos esportivos, fotos, cartas etc. Sem dúvida, um rico material para ser catalogado e conhecido pelos entusiastas do “esporte das multidões”.
A partir de 1999, Toledo passou a ter cadeira permanente no Comitê de Medicina Desportiva da FIFA, frequentando reuniões semestrais em Zurique desde então.
Aos 79 anos de idade, era uma “lenda viva” do mais popular esporte da humanidade – o futebol.
Sim, ele levantou vários “canecos”.